Sempre acreditei que as empresas precisam estar onde os seus clientes estão, principalmente no quesito comunicação. Quanto mais fácil for a comunicação entre cliente e o seu negócio, melhor será o relacionamento com os seus consumidores.
O que isso quer dizer?
Assim que popularizou os celulares, muitas empresas ainda insistiam em se comunicar apenas por telefone fixo – não é raro nos tempos de hoje ver isso acontecendo, empresas assim estão prestes a morrer – , ao meu ver, isso era uma grande falha, pois as pessoas querem comodidade e praticidade para se comunicar com as empresas.
A evolução não parou por ai, hoje a tendência é a comunicação por aplicativos, como Facebook, Instagram e Skype… ah, e também o queridinho WhatsApp. Achou que eu tinha esquecido dele né? Rs
Se você não está atento a essa mudança de padrão na comunicação entre cliente e empresa, o seu negócio corre um sério risco de fechar as portas.
O Facebook está bastante atento a esse novo padrão de comunicação, por isso recentemente atualizou o termo de serviço do WhatsApp e agora é permitido a troca de mensagens comerciais.
O que eu ganho com isso?
A partir de agora, você pode utilizar o WhatsApp profissionalmente. Com essa nova política, será possível o envio de mensagens comerciais para os seus clientes. Por exemplo, você poderá receber as informações do status de voo das próximas viagens, um recibo de algo que adquiriu ou uma notificação quando uma encomenda for entregue.
Aceitação do uso do WhatsApp para fins profissionais
A Opinion Box realizou uma pesquisa no qual entrevistou 1.889 pessoas entre homens e mulheres de todo o país que possuem acesso à internet via smartphone.
Os resultados são bem satisfatórios: 74% dos usuários de Whatsapp querem se comunicar com empresas pelo aplicativo. Destes, 70% gostariam de receber promoções, 68% querem tirar dúvidas ou receber suporte técnico e 66% desejam poder comprar produtos ou serviços pelo aplicativo.
Os dados acima revela uma grande aceitação por esse novo meio de comunicação, então lembre-se, toda empresa precisa estar onde os seus clientes estão. Se liga nesse novo padrão, cabeção! Mas cuidado, isso não quer dizer que você poderá sair por ai fazendo spam, enviando mensagens sem a autorização das pessoas, além de ser ilegal, isso pega mal para a imagem do seu negócio.
Exemplo de inovação utilizando o WhatsApp
Um exemplo bem inovador utilizando o WhatsApp foi aplicado em uma pizzaria. O cliente manda uma mensagem para a pizzaria através do WhatsApp e então um chatbot inicia a interação com o cliente para que ele possa realizar o pedido da pizza, tudo isso de forma automática. O cliente consegue escolher os sabores, o tamanho da pizza, a forma de pagamento e o endereço de entrega. O chatbot registra o pedido, envia a solicitação para o software de gestão da pizzaria tudo isso de forma automática.
O Chatbot são robôs que interagem automaticamente com os seus clientes, assim ao invés do seu cliente falar com um humano, ele irá falar com um robô. Mas infelizmente esse recurso não é permitido pelo WhatsApp, acredita-se que o Facebook não libera a utilização desse recurso pois quer manter a simplicidade do aplicativo. Caso você force a utilização de um chatbot, o seu número será bloqueado.
Compartilhe esse conhecimento:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)