Richard Branson, um bilionário inglês de 63 anos, começou a empreender ainda garoto. Seu primeiro empreendimento foi uma loja de discos, atualmente ele é dono de um conglomerado de empresas com atuação em diversos segmentos, desde o mercado fonográfico, passando por aviação e viagens aeroespaciais.
Para quem quiser saber mais sobre esse empreendedor fundador do Grupo Virgin, clique aqui.
Branson na semana passada em sua coluna na revista Entrepreneur, resolveu compartilhar o seu pensamento para aqueles que pensam em abrir uma empresa, as lições desse visionário pode ser aplicadas a qualquer um queria iniciar um negócio.
Segundo o dono da Virgin, o caminho é difícil, mas muito prazeroso. Confira abaixo as dicas de sucesso:
1. Precisa de dinheiro? Corre atrás!
É fato que, sem capital, não dá para abrir um negócio. Branson conta que, quando começou a empreender, fazia de tudo para ganhar dinheiro – entregar jornais, lavar carros e aparar a grama do jardim dos vizinhos estavam entre suas atividades.
Indo atrás de recursos, atividades extras, você consegue levantar o capital que precisa para dar o ponta pé inicial no seu projeto, por isso segundo ele, vale tudo – claro, menos aquilo que prejudica o próximo – .
Fique atento a sua volta, muitas oportunidades estão bem próxima a você, trabalhe e junte o dinheiro que você precisa para então iniciar o seu negócio.
Vale ressaltar que o capital inicial da empresa não precisa ser seu. Caso você precise de mais grana, financiamentos bancários, sites de crowdfunding e investidores-anjo são outras opções.
2. Encontre um ótimo nome
Provavelmente, não é novidade para ninguém que o nome de uma empresa é muito importante para o sucesso. Segundo Branson, o nome precisa ser “pegajoso” o suficiente para fazer as pessoas relacionarem a marca ao produto.
3. Preze um bom atendimento
Outra forma de se destacar é por meio do bom atendimento. A experiência da compra não se baseia apenas na qualidade dos produtos, mas no comportamento de quem vende e na postura da empresa no pós-venda.
Por isso, sempre bata na tecla da excelência no atendimento, isso fará com que o seu negócio decole, o melhor marketing que existe é o marketing boca a boca, e ele é conseguido através de todo esse conjunto.
4. Venda produtos únicos
Este é um outro diferencial de negócios bem-sucedidos. Se uma empresa vende produtos únicos, menor a possibilidade de a concorrência vender as mesmas coisas. Na loja de discos, Branson vendia discos raros, dificilmente encontrados em outras lojas.
Mais recentemente, a empresa de Branson mostrou que a busca por novos produtos e serviços não é balela. Desde 2004, a Virgin Galactic oferece algo exclusivo: viagens espaciais.
5. A regra de ouro
Segundo Branson, a regra de ouro é que os empreendedores nunca deixe de lado o que, para ele, é a principal regra para quem quer ter sucesso: trabalhe com aquilo que você goste!
Compartilhe esse conhecimento:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)